A Câmara de Lisboa decidiu prolongar, até esta quarta-feira, o Plano de Contingência para Pessoas Sem-Abrigo devido ao tempo frio.
Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, “continua assim a manter-se ativa a estrutura de apoio que junta várias entidades e que foi criada no dia 24 de janeiro para o Plano, que implicava, entre outros procedimentos, a existência de 7 locais onde as Equipas Técnicas de Rua efetuam o encaminhamento das pessoas em situação sem-abrigo para o Pavilhão Municipal Manuel Castel Branco”.
Estes locais são o Rossio (entrada estação Metro/Praça Dom Pedro IV), o Intendente (entrada estação de metro/Sapataria Guimarães), o Saldanha (entrada estação metro junto ao Novo Banco), a Gare do Oriente (entrada principal Gare Oriente), a Estação de Santa Apolónia (átrio principal da estação da CP), o Cais do Sodré (entrada Estação Fluvial) e Alcântara (em frente ao pingo doce, Rua de Cascais).
Além disso, a autarquia informa que “as estações de Metropolitano do Rossio, Santa Apolónia e Oriente vão continuar a estar abertas à população em situação sem-abrigo das 23h00 às 06h30”.
Já “no Pavilhão Municipal Manuel Castel Branco, onde funcionará o Dispositivo Integrado de Apoio às Pessoas em Situação Sem-Abrigo (DIAPSSA), serão servidas refeições quentes, alimentos e agasalhos”.