Morreu o escultor João Cutileiro

O escultor João Cutileiro morreu hoje, aos 83 anos, e estava internado num hospital de Lisboa com graves problemas do foro respiratório. O artista é autor do Monumento ao 25 de Abril, instalado no Parque Eduardo VII, em Lisboa, entre muitas outras obras.

Iniciou-se nas artes em ateliês de diversos mestres e, depois de uma breve passagem pela Escola de Belas Artes de Lisboa, rumou, por indicação de Paula Rego, à Slade School of Art, em Londres (Inglaterra), onde se diplomou. O intimismo, o erotismo e o amor são os principais temas da sua obra escultórica.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o ‘mestre’ Cutileiro foi galardoado com vários prémios e as suas obras estão expostas em todo o Mundo.

João Cutileiro foi condecorado com a Ordem de Sant’Iago da Espada, Grau de Oficial, em agosto de 1983, e recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora e pela Universidade Nova de Lisboa, este último, concedido em 2017.

Em 2018, Cutileiro recebeu a medalha de mérito cultural, atribuída pelo Governo, numa cerimónia no Museu de Évora que serviu igualmente para formalizar a doação do espólio do escultor ao Estado português.

João Cutileiro nasceu a 26 de Junho de 1937, tendo vivido e trabalhado em Évora desde 1985.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *