Em Sintra, as máscaras cirúrgicas e de tecido usadas para proteger do contágio por Covid-19 vão começar a ser recicladas, estando o município a preparar a criação de contentores próprios e de um circuito único de recolha e tratamento destes produtos descartáveis.
A autarquia revela que o projeto dos SMAS de Sintra – que procura dar uma nova vida às máscaras – arranca na 2.ª quinzena deste mês, em parceria com a Universidade do Minho, estimando que, “num concelho com 400 mil habitantes”, se consiga evitar “um enorme desperdício” de máscaras.
Os contentores específicos serão colocados junto às instalações dos SMAS, escolas do 2º e 3º ciclos e secundário, edifícios municipais, centros de saúde, Hospital Amadora-Sintra e IPSS; e no final do processo de reciclagem – realizado em centros de armazenamento instalados em edifícios reabilitados para esse fim – o resultado é um polímero apto para fazer todo o tipo de moldes, como por exemplo, para mobiliário urbano, bancos de jardim, pilaretes, estruturas verticais de apoio de informações.